METODOLOGIA BALANCED SCORECARD – Clique e Confira!

Metodologia Balanced Scorecard – BSC

A Metodologia BALANCED SCORECARD (BSC) nasce dos estudos de dois pesquisadores norte-americanos: David Norton e Robert Kaplan. Eles criaram um método para desenvolver de forma eficiente a gestão estratégica nas empresas.

O BSC se diferencia dos modelos tradicionais de gestão, pois não isola os indicadores financeiros. Nesse formato de gestão os indicadores financeiros e não financeiros são considerados em sua estratégica empresarial. Ele equilibra em seus objetivos organizacionais fatores como aumento de preços (indicador financeiro) e qualidade (indicador não financeiro).

Os dois teóricos afirmam que sua metodologia favorece ações gerenciais, que:

– Torna a estratégia da empresa mais clara ao envolvidos

– Facilita a comunicação dos objetivos e medidas estratégicas

– As iniciativas estratégicas ficam em sintonia com o planejamento e suas metas.

A partir dessas premissas, a metodologia balanced scorecard divide-se em 5 componentes:

– Mapas estratégicos

– Objetivos estratégicos

– Indicadores de desempenho

– Metas

– Planos de ação

Mapas estratégicos

Oferecem a empresa visão de seus objetivos, iniciativas, mercado de atuação, indicadores, e todos vinculados as estratégias da empresa. Podem ser compartilhados entre os colaboradores, para que estes tenham noção de suas participações na estratégia da empresa.

Objetivos estratégicos

O que a empresa almeja com sua estratégia

Indicadores de desempenho

Servem para comparar as atividades desenvolvidas dentro da empresa, desde procedimentos documentais até a realização dos serviços ou vendas.

Metas

É a partir delas que se espera alcançar resultados tidos como necessários para sistema de gestão estratégica, proposto pela balanced scorecard.

Plano de ação

É criado para que as metas sejam atingidas.

BALANCED SCORECARD
BALANCED SCORECARD

As perspectivas do BSC

Como vimos, a metodologia balanced scorecard é composta por tópicos que visam tornar sólida e quase imutável a gestão estratégica, ou seja, depois de estabelecidos serem parâmetros dentro da organização.

Porém, a metodologia ainda diz que é necessário o gestor se colocar no papel de outros atores que movem a empresa, e responder questões como: “como o cliente nos vê?”, ou “como podemos melhorar?”. Somente assim poderá traçar uma gestão estratégica eficiente.

Dessas perguntas surgem 4 perspectivas:

1 – Perspectiva do cliente – o ponto na estratégia que tornará o negócio atraente para o cliente. E essa perspectiva que o gestor entenderá qual a opinião do cliente sobre a empresa, por exemplo. Surgem indicadores como: satisfação do cliente, qualidade do produto, imagem, etc.

2 – Perspectiva interna – esse olhar tem como objetivo concentra os esforços internos para melhor atender os seus clientes. A ideia aqui é melhorar os serviços ou produtos, para alcançar sempre a satisfação da clientela.

3 – Perspectiva da inovação e do aprendizado – essa perspectiva é ligada a infraestrutura da empresa. O quanto ela precisará investir para manter seu crescimento contínuo.

4 – Perspectiva financeira – é o reflexo da empresa visto pelos sócios, proprietários, acionistas ou investidores. E esse ponto de vista que mostra o quanto a estratégia da empresa está funcionando. Ela é medida por indicadores como: lucro, redução de custos, fluxo de caixa e outros.

A integração das perspectivas

Dentro da metodologia BSC essas perspectivas integradas melhoraram o desempenho financeiro do grupo. Porém, é necessário que o balanced scorecard precisa ser montado, seguindo a estrutura básica:

– Definição da estratégia – Missão, valores, visão da empresa, etc.; etapa que planejará a inversão de ativos não financeiros em ativos financeiros.

– Montagem do mapa estratégico – momento de integrar as estratégias individuais da empresa.

– Montagem do BSC – criar o sistema de gestão estratégica e seus componentes

Nessa integração o mapa estratégico assume papel significativo, pois é por meio dele que todos terão a visão organizacional da empresa. Nesse mapa, as quatro perspectivas se unem a missão e a visão da empresa.

A metodologia balanced scorecard montada da forma correta, proporcionará um sistema de gestão viável e aplicável nas mais diferentes organizações.

Para saber sobre a importância do BSC nas empresas, clique aqui.

Deixe um comentário