ORGANIZAÇÃO NA GESTAO DE PESSOAS – Clique e confira!

COMO FUNCIONA A ORGANIZAÇÃO EM SETORES DE GESTÃO DE PESSOAS

Será comum ouvir de qualquer gestor de empresa a palavra organização. Mas, o que ela significa afinal nas relações de trabalhos e pessoas? Ela é tão importante assim na gestão organizacional?

Primordialmente organização é dispor de forma ordenada processos, eventos, metas, objetivos e outros fatores, a fim de se aproximar de um modelo ideal.

Por derivação de sentido, organização é uma entidade estabelecida de acordos com as leis vigentes, que disponibiliza serviços ou produtos para outras organizações e/ou consumidores de seu respectivo segmento.

Assim temos uma organização que seria sinônimo de ordem, e outra termo que está vinculado ao próprio estabelecimento. Na gestão de pessoas esses dois conceitos se encaixam, com intuito de formar um sistema de recursos que visa atingir objetivos.

Organização
Organização

A organização se desdobra e assume características importantes nas relações do trabalho, por exemplo, são elas:

Divisão do trabalho – forma como se divide as diferenças tarefas numa organização. É origem da separação de uma empresa em departamentos, por exemplo.

Especialização – uma forma de otimizar as tarefas. O trabalhador terá conhecimento específico em determinada área, a empresa não terá que gastar treinando-o para realizar tal tarefa.

Hierarquia – responsável por determinar a organização em cadeias, criando as autoridades e reponsabilidades.

Distribuição da autoridade e responsabilidade – a organização se desenvolve criando níveis de compromissos e competências entre as pessoas. Portanto, haverá pessoas que irão comandar outras, normalmente de acordo com o nível de especialização e de conhecimento adquirido.

Racionalismo – é o comportamento aceitável a membro de qualquer organização. São as regras que compõem os estatutos de empresas, por exemplo.

Esses são pilares que qualquer gestão organizacional deve considerar dentro das empresas. São condicionais para levar uma organização ao sucesso.

Outro pilar da organização é o processo de transformação, ou seja, a forma com que as empresas tomam suas decisões, a maneira que executam seus objetivos.

É o processo de transformação que apontará um modelo administrativo centralizado ou descentralizado. E, por conseguinte, quais consequências tais modelos podem acarretar a organização.

O que é centralização da organização?

É tida como aquela situação na qual um membro da organização assume a tomada de decisão. Todos aguardam sua opinião para seguir em frente.

Vantagens:

– Decisões tomadas de forma global;

– As pessoas que decidem normalmente recebem bom treinamento;

– As decisões sempre acompanham os objetivos globais da empresa;

– Promove para algumas funções capacitações para aumentar o nível de habilidade.

Desvantagens:

– As pessoas que tomam decisão estão longe do fato;

– A distância provoca atraso, o que complica e aumenta a operação;

– Pode provocar distorções e erros pessoais.

 

O que é descentralização na organização?

 

É o modelo organizacional na qual a decisão é compartilhada por outros níveis hierárquicos.

Vantagens:

– Os chefes estão sempre presentes nas ocasiões que precisam ser tomadas decisões, não é necessário recorrer a matriz, evitando atrasos;

– Aproveita melhor o tempo e aptidão dos funcionários;

– Alivia a pressão nos chefes

– Reduzem gastos com a coordenação

– Estimula a formação de executivos locais ou regionais

Desvantagens:

– Diversas opiniões sobre o mesmo assunto

– Poucos especialistas

– Poucos profissionais preparados para o nível de responsabilidade.

As empresas podem entender esse processo de formação como etapas a serem galgadas. É natural que num primeiro momento, quando a empresa ainda é pequena, toda organização ficar concentrada na mão do diretor.

A medida que a empresa se desenvolver, a organização vai sendo dividida, o poder de decisão vai sendo delegado a funcionários que conquistaram o mérito.

No processo de formação de qualquer empresa, digamos que a organização estará presente em todos os momentos. Os fatore acimas citados precisarão de revisão contínua. O setor de gestão de pessoas deve ficar atento a isso.

Para saber mais sobre a importância das organizações, clique aqui.

Deixe um comentário